Zara e Kikka

Zara e Kikka

13.1.10

O Cocker Spaniel Inglês Um companheiro inteligente e sensível

Sendo uma raça compacta, musculada e de tamanho médio, o Cocker Spaniel Inglês é um cão cheio de vida, inteligente e talentoso, que de acordo com as características da sua raça, é um cão curioso e sempre com vontade de brincar. Contrariando os seus possantes antecedentes de montaria, assim como o seu porte robusto, ele é um cão gentil, muito afectuoso e que gosta da companhia das pessoas.

A raça Cocker Spaniel Inglês foi criada durante o século XIX, embora os seus antepassados remontem a algumas centenas (se não milhares) de anos atrás, mesmo antes dos Spaniels originais. Durante este longo período, “Spaniel” era um termo genérico utilizado para um determinado tipo de cão de caça. Finalmente surgiu a diferenciação entre Spaniels de água e Spaniels de terra. Os Spaniels de terra foram mais tarde divididos em cães “Setting” (que apontavam a caça aos seus donos) e “Springing” (que obrigavam a caça a levantar voo). Estes “Springing” Spaniels dariam origem a todos os “Flushing” Spaniels modernos. Sempre que nascia uma nova ninhada, os cães maiores (“Springers”) eram utilizados para fazer levantar pássaros maiores, enquanto que os cães mais pequenos eram utilizados para fazer surgir do mato a caça mais pequena, especialmente galinholas, (“woodcock”), conferindo aos cães mais pequenos o seu nome: “Cocker”.

Apenas em 1982, o Clube Britânico de Canicultura reconhece o Cocker Spaniel como uma raça distinta e, a partir desse momento, exigiu-se a criação genealógica distinta entre Springers e Cockers. Cães vigorosos, desportivos, de natureza alegre e afectuosa.

Embora o Cocker Spaniel seja ainda usado na caça, hoje em dia encontrar-se-á, mais provavelmente, o Cocker explorando arbustos e sebes no parque local. A sua natureza feliz e amistosa com toda a família, assim como o seu comportamento sociável, fazem dele, seguramente, um favorito entre as crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário