Zara e Kikka

Zara e Kikka

27.1.10

Quais são as fases da idade emocional de um cãozinho?


Período neo-natal:
Do nascimento até 12 dias de vida - é a fase em que o cãozinho depende exclusivamente de sua mãe. Com esta idade ele não consegue controlar sozinho a temperatura de seu corpo, precisa de estimulação física para fazer xixi e cocó e não vê ou ouve, mas já sente o cheiro da mãe.

Período de Transição
:
De 13 a 20 dias de vida - nesta fase o cãozinho passa por diversas mudanças físicas, os olhos abrem, começa a "engatinhar", já pode ouvir e, por volta do 20º dia, já aparece o primeiro dentinho.

Período de Reconhecimento
:
De 21 a 28 dias de vida - só agora começa a usar os seus sentidos de audição e visão. Ele pode reconhecer movimentos e objectos e continua a precisar muito da mãe e dos irmãos para se sentir seguro. Estas percepções sensoriais ocorrem de forma excepcionalmente abrupta, é muito importante que o ambiente em que ele vive seja calmo e estável.

Período de Socialização Canina
:
De 21 a 49 dias de vida - quando o cãozinho aprende os comportamentos específicos que fazem dele um cachorro. É por isso que é tão importante não tirar o filhote da ninhada antes das 7 semanas de vida. É durante este período que ele aprende noções de higiene, respeito, a hierarquia e a ser disciplinado. Com os irmãos ele aprende o jogo "dominante x dominado"

Período de Socialização Humana
:
De 7 a 12 semanas de vida- este é o melhor período para o filhote se juntar à sua nova família. É também a melhor época para introduzi-lo às coisas que farão parte da sua vida, por exemplo, automóveis, outros animais, crianças, idosos, sons, etc. Tudo aprendido nesta fase é permanente.

Primeiro Período do Medo
:
De 8 a 11 semanas de vida - neste período qualquer experiência traumática, dolorosa ou assustadora vai ter um impacto mais duradouro do que em qualquer outra fase da vida do animal.

Período do "rebelde sem causa"
:
De 13 a 16 semanas de vida - quando o pequeno resolve testar toda a paciência dos seus donos. Ele vai tentar morder-lhe , mesmo que pareça brincadeira, dominar e testar para ver quem será o líder da matilha. Este é o melhor período para iniciar o treino de Obediência Básica

Período das "Escapadelas"
:
De 4 a 8 meses de vida - se ainda não ensinou o seu cão a vir quando chamado, este é o momento. Nesta idade ele desenvolve uma "surdez selectiva" que pode durar de poucos dias a várias semanas. É muito importante que os donos saibam como reagir nesta fase para evitar que o cachorro se torne um eterno fujitivo.

Segundo Período do Medo
:
De 6 a 14 meses - quando o cachorro começa a ficar relutante em se aproximar de coisas ou pessoas novas ou até mesmo já conhecidas. O mais importante é que os donos não forcem o cão nestas situações e nem tentem consola-los, deixando que ele resolva sozinho que não há motivo para ter medo. O treinamento de obediência nesta época ajuda a construir a auto-confiança do seu cão.

Maturidade
:
De 1 a 4 anos de vida (varia entre as raças) - para a maioria das raças a maturidade (inclusive a sexual) ocorre entre 1,5 e 3 anos de idade, sendo que raças pequenas tendem a amadurecer mais cedo do que os cães maiores. Este período é normalmente marcado com um aumento na agressividade e um novo teste da autoridade do líder. O aumento da agressividade não é necessariamente uma coisa negativa. Muitos cães que eram excessivamente amistosos com estranhos passam a ser óptimos cães de guarda. Sem dúvida nenhuma, esta é uma óptima oportunidade para reforçar a liderança dos donos através de uma reciclagem no treinamento de Obediência Básica (agora para Cães Adultos)

Sem comentários:

Enviar um comentário