Zara e Kikka

Zara e Kikka

29.6.09

Viagens para o estrangeiro


Se vai viajar para o estrangeiro, informe-se junto da Embaixada ou Consulado do país de destino sobre as restrições impostas à entrada de animais. Cada país tem normas específicas para esse efeito, que podem divergir dentro da União Europeia e desta para países de outros continentes.

Caso escolha viajar de avião, deve ter em conta as condições da companhia de aviação. O transporte de animais dentro de um avião deve ser feito em caixas próprias, certificadas pela empresa transportadora.

Em geral, se o animal tiver menos de 5 kg pode viajar ao seu lado, caso contrário viaja no porão. O mesmo se passa nos transportes ferroviários.

Na União Europeia, existem normas específicas relacionadas com a prevenção da Raiva:

  • Cães e gatos que viagem na União Europeia devem ter uma prova de estarem vacinados contra a raiva. Se o país de destino for a Suécia, Irlanda ou Reino Unido, pode ser necessária uma prova de titulação de anticorpos, que avalia a medida da protecção conferida pela vacina, dado que estes países há muito que estão livres desta doença.

  • Todos os cães e gatos que viajem na União Europeia devem ser portadores de identificação não removível, como uma tatuagem ou um "microchip". O certificado de vacinação anti-rábica deve mencionar o facto de o animal estar identificado por qualquer daqueles meios.

  • O certificado de vacinação anti-rábica deve ter sido emitido por um Médico Veterinário há mais de um mês e menos de um ano relativamente à data da vacinação se é a primeira vez que o animal é vacinado, ou há menos de um ano se se tratar de reforço de vacinação.

  • Se forem requeridos testes de anticorpos pelo país de destino, estes devem ser efectuados há pelo menos seis meses e mais de um mês após a vacinação, em laboratórios autorizados pela União Europeia,.

Os outros animais de estimação, como coelhos, hamsters, porquinhos da Índia, peixes, pássaros, répteis, etc., não são afectados pela raiva, pelo que não é necessária nenhuma destas normas para poderem viajar dentro da União Europeia.

Sempre que o país de destino não pertencer à União Europeia, os donos desses animais devem informar-se junto à Embaixada ou Consulado do país sobre as exigências à entrada dos animais, bem como na companhia aérea, se for esse o caso, sobre as normas de transporte.

Junta-se a tabela com o resumo dos requisitos de entrada em diversos países.

País Certificado de Saúde Vacinação Anti-Rábica Quarentena de vacinação Inspecção Sanitária
Alemanha * * - -
Andorra * * - -
Argélia - * - -
Argentina * * - -
Austrália * * - -
Áustria * * - -
Bélgica * * - -
Brasil * * - -
Bulgária * * - -
Canadá * * 1 mês -
Dinamarca * * - -
Egipto * - - *
Espanha * * - -
Finlândia * * - -
Grécia * * - *
Holanda * * - *
Hungria * * - -
Inglaterra - - 6 meses a) -
Irlanda - - 6 meses a) -
Israel * * - -
Itália * * - -
Líbano * * - -
Luxemburgo * * - -
Marrocos * - - -
México * * - -
Noruega * * - -
Polónia * * - -
Roménia * * - -
Suécia * * - -
Suiça - * - -
Tunísia * * - -
Turquia * * - -
U.S.A. * * - *

a) Segundo novas normas em vigor, o período de quarentena foi reduzido para 1 mês, desde que o animal esteja identificado pelo sistema de identificação electrónica (“microchip”) e protegido com a vacinação anti-rábica há menos de 1 mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário