Zara e Kikka

Zara e Kikka

26.1.10

Como treinar o meu melhor AMIGO?

1º Fazer Amizade com o cão
A - A amizade com o cão deve ser feita, quando o mesmo é ainda filhote (na faixa de três meses). Essa amizade deve ser feita, no sentido de aproximar o cão do seu dono, e afastar os possíveis inimigos.
B - Aproveitando a vivacidade da idade, pode começar a estimulá-lo com ordens que antecipem os comandos a serem aprendidos no futuro, tais como:
SENTA, ATENÇÃO, MUITO BEM, AQUI, NÃO, PEGA.
Um bom exercício para ser feito nesse período e alertá-lo toda vez que se aproximar um estranho, com o comando de ATENÇÃO.
2. Exercício de JUNTO
Conduza seu cão com uma trela curta (1 metro ou 1,20 M) . E ao fazer caminhar o cão,
Ordene com voz firme: JUNTO.
É importante chamar o cão pelo seu nome. Por isso, o nome tem o mesmo peso de um comando.
3. Exercício de SENTA.
Fazer com que ele esteja atento assim que o dono o chama com voz firme e forte, já é meio passo dado para que ele obedeça com sucesso. Depois de prender sua atenção chamando pelo nome, páre diante dele para o ensinar a sentar. Suspenda suavemente a trela ao mesmo tempo em que diz SENTA e pressione a garupa dele para baixo, com os dedos polegar e indicador em forma de pinça. São três movimentos simultâneos: SENTA , puxar a trela para cima e pressionar a sua garupa par abaixo, chegará o momento em que não será preciso pressionar a garupa do cão (ele mesmo avisará quando estiver pronto).
Enquanto durar o movimento, pronuncie SENTA. Assim que ele se sentar, dê o comando FICA e afaste-se dele. Depois de alguns segundos, vá até o cão e acaricie-o a fim de incentivá-lo a acertar o comando sempre. É muito provável que ele se tente levantar, mas se ele fizer isso, você deve dizer NÃO, imediatamente e FICA, mesmo que tenha que voltar e começar o exercício novamente não concorde com o erro dele, nunca.
No início, não se afaste muito, dê apenas alguns passinhos para trás e elogio-o em seguida, para que ele vá se acostumando com sua distância. Com alguns exercícios, e a trela já não será necessária para fazer sentar.
4. Exercício de PARADO
O adestrador deverá colocar a mão sob a barriga do cão, obrigando-o ficar de pé e ao mesmo tempo pronunciará a palavra PARADO, a cada repetição do exercício o cão deverá ser elogiado.
Poderá ainda, partindo da posição de SENTA, comandar-se PARADO , pressionando com suavidade a trela para a frente até conseguirmos o desejado. Podemos ainda, ao mesmo tempo em que pressionamos a trela par frente, com pé esquerdo encaixado no vazio do animal, erguê-lo para cima até a posição desejada.

5. Exercício de DEITA
Essa posição em que o animal permanece deitado sobre suas quatros patas, (posição esfinge). Partindo-se da posição de SENTA, o adestrador coloca-se à frente do animal, levanta e puxa suas patas dianteiras até que ele fique deitado, pronunciado sempre a palavra DEITA.
Partindo ainda da posição de SENTA, o adestrador segura com a mão esquerda próximo ao colar e pressionando continuamente para frente e para baixo, conduzirá o cão em direção ao solo, até que o mesmo fique deitado sobre as quatro patas, sempre pronunciando a palavra DEITA. Quando o cão ficar na posição desejada, sem oferecer resistência deverá ser elogiado e agradado pelo adestrador.
Esse exercício deve-se repetir até o cão aprender perfeitamente o comando.
6. Exercício de MORTO
Esse movimento é aquele em que o cão deverá fingir-se de morto. Para conseguir esse movimento, devemos ficar de cócoras ao lado do cão, o qual se encontra na posição DEITA, com a mão direita segurar a trela e a mão esquerda deverá ser colocada no vazio do cão, forçando-o para a esquerda até que ele fique complemente estendido no solo. Em seguida o adestrador deverá levantar-se sempre pronunciando a palavra MORTO, fazendo com que o animal finja-se de morto por alguns segundos.
7. Exercício de VIVO
Com o cão na posição de Morto, iremos para frente do mesmo, com a mão esquerda seguramos a trela e daremos um ligeiro, puchão para cima na trela e pronunciamos a palavra VIVO o cão deverá imediatamente ficar em pé na posição de PARADO. Repetimos esse exercício tantas vezes quantas forem necessárias, até que o animal passe a obedecer cor um simples gesto ou comando.
8. Exercício de FICA
Estando o cão nas posições de SENTA, PARADO, DEITADO, MORTO e VIVO, o treinador afasta-se pouco a pouco dizendo-lhe, FICA, ao mesmo tempo em que por gesto energético esticará o braço direto para frente, o cotovelo ligeiramente dobrado e apresentado a palma da mão direta voltada par o cão. Cada vez que o cão efetuar algum movimento, deverá ser executado o comando e o gesto para que o cão permaneça na posição ordenada.
Este tipo de treinamento só deverá ser iniciado após que o cão esteja treinado no treinamento básico, tendo em vista que a execução dos exercícios de treinamento secundário dependerá dos exercícios de treinamento básico:
No treinamento avançado ensinaremos ao nosso cão os seguintes exercícios:
1. Exercício de DAWN
2. Exercício de AQUI
3. Exercício de IR EM FRENTE
4. Exercício de IR PARA TRÁS
5. Exercício de SEGURA
6. Exercício de LARGA
7. Exercício de BUSCA
8. Exercício de CORTA

14 comentários:

  1. obrigado pela ajuda porque tenho um cocker spaniel de 2 messes e estas regras vao me ajudar a ensinar lo com certeza

    ResponderEliminar
  2. tenho um cocker e ta a ser um horror ensina lo a fazer as nessecidades no sitio certo !!!!!! alguem me pode ajudar ????????????? tou a fikar um pouco desesperada! 21 novembro de 2009

    ResponderEliminar
  3. obrigado ja estou usando as dicas dadas por vcs esta sendo otimo

    ResponderEliminar
  4. vlw otimas dicas vai ajudar bastante.

    ResponderEliminar
  5. obrigado ja estou ensinando alguns comandos au meu cão e esta dando certo vlw.

    ResponderEliminar
  6. Ensinei o exercício DEITA ao meu Cocker Spaniel e funcionou na perfeição! Muito obrigado

    ResponderEliminar
  7. Para ensinar a fazer as necessidades no mesmo local siga as dicas e BOA SORTE! Como em tudo conta também o stress do animal gerado por crianças em volta que puxam para a brincadeira e a personalidade do mesmo, de qualquer das forma eles vão aprender se houver persistência.
    Uma lambidela dos meus cockinhas para os vossos :)

    ResponderEliminar
  8. Dicas de como fazer as necessidades no local certo:
    http://cockersplace.blogspot.com/search/label/Como%20ensinar%20o%20c%C3%A3o%20a%20fazer%20as%20necessidades%20s%C3%B3%20num%20local%3F

    ResponderEliminar
  9. tenho um cocke (bella)ela e muto agitada vc tem algum jeito de fazer ela ficar mais calma pois ela corre atras dos passaros do quintal e os calangos nao mata mas pega. nessa fisura de caçar ela esquece de tomar agua e come so quando eu mando ai que ela vai comer tem algum problema dela ficar desidratada

    ResponderEliminar
  10. Bom Dia

    Tenho um cocker pelo dourado igualzinho ao da imagem. Achei toda a sua informação bastante util contudo é quase impossivel neste momento fazer ele me obdecer. Ele tem 7 anos inicialmente era meigo depois desde que a minha mulher engravidou e mudou um pouco. Tambem desde que foi á primeira tosquia já não deixa ninguem passar a mão nele por muito tempo. De um momento para o outro se vira para morder e ladra ferozmente. Ja não sei o que fazer com ele e agora a confiança e medo e muito grande para tentar seja o que for. o que faço? alguem nos ajude!

    ResponderEliminar
  11. Olá Ruben,

    Infelizmente não tenho boas noticias para lhe dar. Sozinho e sem experiência será difícil reeducar o seu cocker, eles têm um temperamento muito forte e percebem bem quando nos começam a controlar. Seria bom procurar ajuda profissional de adestrador, caso contrário a situação poderá piorar.
    Veja se há alguém credível por perto, essas situações podem ser rápidas de resolver, mas alguém terá que o orientar como lidar com o seu cachorro in loco e a ensinar-lhe quem manda, verá que vale a pena o investimento e rapidamente terá o seu cockinhas novamente.

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  12. Carol Olá,

    Os cockers são activos por natureza e ao correr atrás de pássaros ela apenas está a seguir os seus instintos de caça.
    Tente dar-lhe bastante exercício e ensine-a a brincar com uma bola, faça jogos com ela e vai ver que ela vai preferir brincar com a dona. leve depois essa bola na mão e vá chamando a atenção dela para a bola. Sobre beber água é preciso dar-lhe mas não vale a pena insistir, quando ela tiver sede ela bebe. No entanto tente dar-lhe outro tipo de água, também já me aconteceu eles não gostarem de algumas águas.
    Boa sorte com a sua princesa!

    ResponderEliminar
  13. Tenho um cocker dourado com 4 meses e é um arroaceiro, tem muitos brinquedos, mas o seu hobie favorito é morder-me os braços as mãos! Não liga nenhuma aos brinquedos e sempre que estamos à mesa, mesmos mandado-o para o chão e dizer não firmemente, ele não deixa de saltar para o nosso colo como numa d pedir comida! O que posso fazer para resolver estes problemas?

    ResponderEliminar
  14. olá tenho um cocker de 4 meses que se acha o dono da casa ,não obedece sequer quando o chamo pelo nome...amo meu bb ,mas queria que ele me obedecesse,o que faço???

    ResponderEliminar